- 05/04/2022
Fisioterapia Preventiva l Saiba a sua Importância na Promoção da Saúde
A fisioterapia é um método de tratamento que se tornou comum entre as pessoas que sofreram algum tipo de acidente, trauma muscular, ou que possuem problemas ósseos ou passaram por alguma cirurgia.
A finalidade da fisioterapia é ajudar na recuperação da função dos membros lesionados. Porém, o que muita gente não sabe é que os tratamentos fisioterápicos além de reabilitar os movimentos também é capaz de proporcionar a melhoria da qualidade de vida e bem-estar físico.
Desse modo, a fisioterapia preventiva pode fazer parte do cotidiano de todas as pessoas, sendo uma ferramenta útil no tratamento de pessoas que sofrem com problema musculoesquelético, bem como na execução de atividades físicas rigorosas.
O ideal é não substituir os exercícios pela reabilitação, mas sim conciliá-los para obter bons resultados para o físico e para a saúde do indivíduo, pois o tratamento fisioterapêutico preventivo tende a focar seus esforços na prevenção e não apenas na reabilitação, proporcionando melhora na qualidade de vida do indivíduo.
A fisioterapia preventiva também é muito utilizada para o tratamento de pessoas da terceira idade e praticantes de diversos tipos de esportes. A fim de entender as necessidades específicas de cada público, o Cartão de Multibenefícios do Espírito Santo apresentará alguns benefícios da fisioterapia a diferentes perfis. Confira!
Tratamento Fisioterápico Melhora a Qualidade de Vida em Todas as Idades
A fisioterapia é um tratamento que oferece melhora na qualidade de vida de todas as idades. Na terceira idade ela atua não só no tratamento, mas também na prevenção de patologias.
Isso porque essa modalidade de fisioterapia preventiva atua para pessoas com mais de 60 anos a fim de reverter quadros de fraqueza muscular, além de evitar dores na região cervical, problemas nas articulações e dores na região lombar.
A reabilitação ajuda a prevenir riscos de doenças que são comuns na terceira idade, como diabetes, hipertensão arterial, doenças cardíacas, osteoporose, hérnias de disco, tendinites, bursites, artrose, etc.
Por isso, os principais objetivos dessa prática é executar um conjunto de exercícios físicos e respiratórios com o objetivo manter a funcionalidade, qualidade de vida e o bem-estar do idoso, além é claro de adiar a instalação de incapacidades decorrentes do envelhecimento.
Em adultos, a fisioterapia preventiva trabalha principalmente na melhora das articulações, postura, a fim de diminuir as dores e prevenir lesões futuras. Nas gestantes, o tratamento fisioterápico age na preparação do parto e nas crianças dependendo da faixa etária é possível também fazer sessões para auxiliar no desenvolvimento infantil.
Entre os praticantes de esporte, o tratamento fisioterápico busca evitar com que o esportista sofra uma lesão, melhorando assim seu desempenho nas competições.
Ou seja, como é possível identificar qualquer pessoa, de qualquer idade, pode realizar a fisioterapia, porém o trabalho de prevenção deve ser realizado por um fisioterapeuta habilitado, pois trata-se de exercícios personalizados de acordo com os objetivos e necessidades de cada paciente.
Para que o trabalho da fisioterapia seja benéfico, e promova qualidade de vida ao paciente é preciso que esse tipo de atividade física seja avaliada por um especialista a fim de que o tratamento preventivo seja alcançado com sucesso.
5 Benefícios que a Fisioterapia Proporciona
A fisioterapia é muito importante e são inúmeros os benefícios que esse tratamento traz, resultando em mais qualidade de vida. Veja, a seguir, alguns dos seus principais benefícios:
1 Melhora na postura
As pessoas que fazem tratamentos fisioterápicos consequentemente desenvolvem uma melhora na postura. Por isso, se você sofre com dores e lesões na lombar procure pelo Cartão de Multibenefícios do Espírito Santo para dar início ao seu tratamento.
2 Tratamento e prevenção de doenças crônicas
A fim de promover qualidade de vida, a fisioterapia ajuda a tratar e prevenir doenças crônicas, como obesidade, pneumonia, hipertensão e diabetes.
3 Produtividade na prática de exercícios físicos
Os esportistas que gostam de praticar exercícios físicos devem conciliar as atividades físicas com a reabilitação para que assim eles consigam ter mais produtividade.
4 Melhora das doenças respiratórias
Se você sofre com doenças respiratórias, como a asma e a bronquite, saiba que esses quadros são amenizados quando o paciente faz tratamentos de fisioterapia.
5 Controle da insônia
Por fim, o tratamento fisioterápico também proporciona ao paciente uma melhora no seu sono, de modo que garante com que ele tenha mais saúde e qualidade de vida.